Para além da pesquisa teórica, desenvolvo pesquisas de campo guiadas pelo meu interesse em registar depoimentos gravados em formato vídeo digital, confrontando pontos de vista sobre o complexo fenómeno da memória e da representação da identidade cultural açoriana ao articular a teoria filosófica da memória com a escritura das narrativas das histórias individuais e coletivas. Até o presente momento editei catorze vídeos estruturados a partir das teorias do audiovisual.
Outra vertente importante da minha pesquisa de campo é constituída pelos workshops itinerantes que, durante os anos de 2017, 2018 e 2019, apresentei em escolas, museus e bibliotecas das nove ilhas do arquipélago. Os workshops derivam de projetos que foram aprovados e financiados em concursos promovidos pelo Governo Regional e, enquanto prática cultural itinerante, fortalecem a tríade investigação-formação-cidadania ao estimular novas perceções em relação às singularidades do património histórico e cultural dos Açores.
Em 2019, apresentei a concurso o Projeto Mais Cultura que pretende promover o intercâmbio e a internacionalização da minha investigação de pós-doutoramento. O projeto foi aprovado e será financiado pela Direção Regional da Ciência e Tecnologia.
Irei investigar, no âmbito do referido projeto, as representações das culturas insulares no cinema em parceria com o grupo de investigação Cultura Urbana y Creación Audiovisual da Universidade de La Laguna. Haverá também uma vertente didática que consistirá na produção de narrativas audiovisuais, envolvendo alunos das escolas do arquipélago.