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Portos e Barcos

ASPECTOS HUMANOS: O TRANSPORTE DE AÇORIANOS PARA O BRASIL

Sobre o movimento de embarque dos açorianos e a sua consequente chegada ao sul do Brasil, apresentamos os resultados numéricos das travessias transatlânticas publicados pelo Professor Doutor Walter Piazza em seu monumental estudo: “A Epopeia Açórico-Madeirense”. Além do exaustivo trabalho de busca e coleta de documentos fragmentários e esparsos, o professor Piazza soube narrar com a devida intensidade os meandros da penosa travessia oceânica. Convém citá-lo para sentirmos a sublime densidade da sua escrita:

“Por trás dos números expostos e dos papéis consultados está todo o drama de um povo que se transplantou para o Brasil. É este o drama da epopeia da indecisão entre ficar na terra natal e sofrer todos os seus condicionamentos, ou migrar para uma terra que não era conhecida. É a odisseia de atravessar um oceano, enfrentando toda a sua vastidão em frágeis embarcações”.

O quadro acima representa os registos que chegaram até nós e que abarcam nove anos de emigração promovida pela Coroa portuguesa.

Essa amostragem não representa a totalidade do movimento migratório no século XVIII.

Consultamos como fonte os estudos empreendidos pelo professor Doutor Walter Piazza.

ASPECTOS ECONÓMICOS: OS AÇORES E AS ROTAS COMERCIAIS COM O BRASIL

Os Açores e o Brasil ocupavam um papel de relevo no comércio do Atlântico já nos séculos XVI e XVII.
Maria Olímpia da Rocha Gil demonstrou que não é correto simplificar e justificar o papel do arquipélago na economia atlântica unicamente pela sua posição geográfica que propiciou sua função  estratégica enquanto ponto de escala de várias rotas comerciais.
Em seu elaborado estudo intitulado: “Os Açores e o Atlântico: estudos de história económica”, a professora Rocha Gil observa que após o intenso e lucrativo ciclo do comércio do pastel – que era exportado para a Inglaterra e França, os Açores passaram a exportar trigo para o Brasil e para os arquipélagos da Madeira e da Canárias.
No comércio açoriano com o Brasil também merecem destaque as importações de pau-brasil, de tabaco e de açúcar.