×

Crédito e legenda das Imagens

“A humanidade permanece, de forma impenitente, na caverna de Platão, ainda se regozijando, segundo seu costume ancestral, com meras imagens da verdade. Mas ser educado por fotos não é o mesmo que ser educado por imagens mais antigas, mais artesanais. Em primeiro lugar, existem à nossa volta muito mais imagens que solicitam nossa atenção. O inventário teve início em 1839, e, desde então, praticamente tudo foi fotografado, ou pelo menos assim parece.

Essa insaciabilidade do olho que fotografa altera as condições do confinamento na caverna: o nosso mundo. Ao nos ensinar um novo código visual, as fotos modificam e ampliam nossas ideias sobre o que vale a pena olhar e sobre o que temos o direito de observar. Constituem uma gramática e, mais importante ainda, uma ética do ver.

Colecionar fotos é colecionar o mundo”.

Susan Sontag – “Sobre Fotografia”

 

Com o olhar impregnado de belezas que vi e que me encheram as retinas, começo dizendo que a foto da página é da minha autoria. Capturei essa imagem vertiginosa da Fajã dos Cubres, na Ilha de São Jorge, em outubro de 2019!