×

Projeto Mais CulTurA

O Projeto Mais CulTurA investiga o turismo como realidade humana tendo em vista sua pluralidade temática onde tempo histórico, espaço geográfico, diversão, economia, tecnologia, imaginário, comunicação, diversão, ideologia e hospitalidade são categorias fundantes de um fenômeno social contemporâneo, em que o protagonista é o sujeito, seja como produtor ou consumidor dessa prática social.

Nas ciências humanas, o turismo revela-se uma fonte excecional para a compreensão das configurações sociais e das formas de sociabilidade. Na prática investigativa, estas características propiciam um processo intelectual único capaz de transformar a pesquisa académica em algo mais do que uma coletânea heterogênea de casos interessantes interpretados pelo olhar atento do investigador.

E outras vantagens existem.

Como realidade ou metáfora, a viagem está sempre presente na história dos povos como sublinham a literatura, a filosofia, a antropologia e a historiografia. Trata- se, assim, de ver o turismo como algo mais do que um produto financeiro, visto que, o turismo abre surpreendentes perspetivas à reflexão, já que o turista/viajante se põe a flutuar pelo mundo afora construindo um sistema de referências culturais onde encontram lugar tanto o seu ponto de vista como a mundividência das comunidades autóctones que o recebem.

A primeira atividade cultural itinerante do Projeto Mais CulTurA tem como foco as representações das culturas insulares no Cinema.

Devido o atual contexto pandêmico, tivemos de cancelar a nossa primeira atividade…